Dez Clichês sobre os alemães

Em todos os países existem aqueles clichês ou “pré-conceitos” que todos nós temos a respeito de outros países. Alguns são verdadeiros e outros exagerados ou mentira. Tipo: “Os italianos falam alto e gesticulam muito”(esse é verdade). “Os brasileiros so pensam em samba e futebol.” “Alemão só come batata, bebe cerveja o dia todo e anda de calça de couro pelas ruas.”, e assim por diante. Vou passar alguns dos clichês mais comuns que se tem a respeito do povo alemão, esclarecendo assim algumas dúvidas do que é verdade ou mentira sobre eles. Mas mesmo assim deixo para que tomem a própria conclusão principalmente para aqueles que já foram ou que estão indo. Deixem um recado relatando as suas experiências quando na Alemanha! Alles Liebe

Alemão só come salsicha e chucrute

17087863_303O alemão na realidade come muita batata e pão. E os pratos tradicionais contêm muita gordura e carne de porco. Mas, nos últimos anos, a cozinha alemã se reinventou e ficou mais leve, atendendo a um gosto mais internacional.

Alemão bebe cerveja o dia todo

Os alemãe19184475_303s estão entre os principais consumidores per capita de cerveja no mundo, mas não se trata apenas de uma questão de quantidade. É porque eles prezam a qualidade de sua cerveja. Aliás, o país também tem excelentes vinhos e destilados. E, diga-se de passagem, a bebida mais consumida é o café.

Não há limite de velocidade

Há, sim! Seja em lo19180836_303cais perigosos, por questões de barulho ou climáticas, cerca de 30% dos trechos de Autobahnen têm velocidade limitada, segundo o Automóvel Clube Alemão (ADAC).

 

Todos usam calça de couro

Apenas na Bav16158004_303iera são usados o Dirndl (vestido típico) e a calça de couro. E não por todos os quase 13 milhões de habitantes do estado. Seria o mesmo que dizer que no Brasil todos andam com saia de baiana ou de bombacha, ou que todos sabem sambar.

O idioma alemão é rude

17565360_303Muitos vídeos nas redes sociais e filmes da 2ª Guerra ajudam a propagar o clichê de que o idioma alemão soa de forma ríspida. Tudo bem, não é como o francês, mas é tudo uma questão de entonação.

Alemães não são educados

Os alemães são f15637357_303rancos, mas não mal-educados. Eles vão direto ao assunto e dizem a verdade porque simplesmente não gostam de ficar falando só por falar. É preciso ver isso como uma forma de eficiência. E que o alemão é eficiente, esse sim é um dos poucos clichês que conferem.

Alemanha é o país dos cachorros

Na realida15885952_303de, a maioria das pessoas na Alemanha possui gato (28%, enquanto 23% tem cachorro). Segundo um estudo da Universidade de Göttingen, entre os animais domésticos na Alemanha há 11,5 milhões de gatos e 6,9 milhões de cachorros. Mas quando questionados sobre o animal que lhes é mais simpático, a maioria diz preferir o cão.

Alemão não tem senso de humor

O alemão nã19224860_303o acha graça nisso. Afinal, rir é universal, mas há diferenças sobre do que rimos. Achar graça de alguma coisa é uma questão cultural, e, se os bons humoristas alemães não são conhecidos no exterior, talvez seja porque só os alemães os entendem.

O alemão é severo

Talvez es17528874_303te clichê tenha surgido por causa da eficiência alemã. O alemão gosta de problemas resolvidos. Ele gosta das coisas previsíveis, por isso sabe exatamente quando chega o metrô. Mas isso não quer dizer que ele seja severo.

Schwarzenegger é alemão

O ex-govern16538405_303ador da Califórnia Arnol Schwarzenegger é austríaco, o que, para os que entendem alemão, pode ser facilmente notado no seu jeito de falar.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *