Schinkenfleckerln

schinkenfleckerln Como hoje é quarta feira (Mittwoch) – meio da semana- é um bom dia para uma receita bem gostosa e fácil de fazer. Essa receita está no livro que minha cunhada Julia Falkenburger e eu escrevemos como uma homenagem a minha mãe: Charlotte Falkenburger. São especialidades Austríacas que ela fazia para nós e que continuamos a fazer. O nome pode ser um pouco difícil de pronunciar mas a receita é fácil de fazer. É um macarrão com presunto no forno. Espero que gostem

Ingredientes/Zutaten
200 grs de macarrão tipo farfalle (gravatinha)
300 grs de presunto cozido
1 cebola média
2 colheres de sopa de manteiga para untar a forma
3 ovos
125 ml de creme de leite fresco
sal, pimenta, noz moscada
30 grs de manteiga farinha de rosca para povilhar

Preparo/Zubereitung

1- Cozinhe o macarrão, conforme instrução do pacote.
2- Corte o presunto em pedaços pequenos e finos.
3- Derreta as 2 colheres de manteiga em uma frigideira, junte a cebola bem picada e deixe dourar. Acrescente o presunto e frite rapidamente.
4- Em um recipiente, misture os ovos com o creme de leite e tempere bem com sal, pimenta e noz moscada.
5- Unte um pirex médio retangular com manteiga e polvilhe uma fina camada de farinha de rosca.
6- Coloque o macarrão em uma tigela grande e misture com o presunto e a cebola refogados. Coloque no pirex. Regue com a mistura de ovo e creme de leite e dê uma misturada de leve. Por cima coloque alguns pedaços de manteiga e polvilhe com farinha de rosca a gosto
7- Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 45-60 minutos ou até ficar dourado (cuidado para não deixar queimar a parte de baixo)

Curiosidade: O Schinkenfleckerln é uma velha especialidade vienense que encontramos em muitos restaurantes de Viena. Fleckerl é um tipo de macarrão. São pequenos quadradinhos encontrados somente nos mercados Austríacos. Também é muito comum encontrar nos restaurantes o Krautfleckerln (com repolho) igualmente gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *